13 de novembro de 2012

Sorteio "Eu Quero Pra Mim!" 001


            Dando continuidade ao post "Produto da Terra", que tal participar do primeiro sorteio do blog com uma das pessas do Ateliê do Rafael Chaves?
            Se quiser ganhar esse Divino lindo para tê-lo ai bem pertinho na parede da sua casa, basta seguir 3 regrinhas básicas:
  1. Seguir o blog "Minha vida em RETICÊNCIAS..."
  2. Curtir a página do blog no facebook
  3. E compartilhar o post do sorteio no seu face.
O resultado será divuldado sexta-feira, dia 16, e logo em seguida outro sorteio de outra peça linda.
Bora lá, e boa sorte pessoal!

Definitivamente: Produto da Terra!

            Com muito prazer apresento a vocês o trabalho lindo de um primo, Rafael Chaves.
            São peças incríveis feitas com Papel machê pigmentado com terras naturais da nossa Serra da Mantiqueira... e é definitivamente: a arte que brota da terra!
Conheça alguns produtos:


Quer conhecer mais? Fazer um orçamento? Então acesse a página do Ateliê no Facebook.
Espero que gostem assim como eu!
Ah... vale lembrar... vem surpresas por ai...

9 de novembro de 2012

Cantinho no Face!

            Oi pessoal, "Minha vida em Reticências" agora no Facebook. Um cantinho para compartilhar mais idéias bacanas. Bora lá?

7 de novembro de 2012

Geladeiras x Vintage x Retro

            Muito tem se falado no estilo vintage e retrô... "CUMA?" rsrs é mais ou menos a expressão que usam quando falamos estes termos. O termo Vintage, que deriva da palavra latina vindêmia ou safra, refere-se ao vinho produzido com as melhores uvas e que o garante uma excelente qualidade. Hoje o termo é utilizado para fazer referência a "algo antigo e bom" - UM CLÁSSICO - como peças que marcaram uma época. E o RETRÔ é um estilo cultural antigo, uma moda do passado que se torna moda de novo. É justamente resgatar este clássico e torná-lo moda novamente.
            E o engraçado que o que é moda hoje é justamente essas duas palavras (para mim sempre foi - como já disse: acho que nasci na década errada).
            Rádios modernos com layouts antigos, móveis sinuosos e coloridos, e para dar um charme especial nas cozinhas e copas, o designer das geladeiras antigas, normalmente repaginadas, restauradas e pintadas em cores fortes ou ainda adesivadas com estampas super descoladas, ganharam destaque. O fato é que o estereótipo chapado branco ou de alumínio dos refrigeradores modernos é de uma beleza fria, enquanto as antigas geladeiras são cheias de curvas envolventes, maçanetas criativas e marcantes, e faz presença com cores vibrantes ou românticas. 
            Algumas empresas, aproveitando essa nova febre, lançaram algumas versões de modelos novos em estilo antigo.
            A Brastemp foi uma delas - lançou a Família retrô com frigobares, refrigeradores e fogões. Mas tirando os refrigeradores, estes são assuntos para outros posts.
Frigobar fofo com maçanetas originais dos anos 50 e pés palito por R$ 749,00
 
            A empresa americana SMEG também aderiu a boa nova e lançou fogões, geladeiras, lava-louças e máquinas de lavar muito divertidas.
 
            E se o problema for modelo, cores e tamanho...
 
              Realmente... tecnologia com muito estilo!
            Mas nisso a Gorenje também não fica atrás, americana mas com fábrica no brasil, também lançou seus modelos com estilo.


            Outra que me cativou foi a empresa Adélia Works  (Facebook e Blog) a começar pela criatividade do nome, já que os pinguins Adélia povoam a costa Antártica e também são conhecidos por serem a espécie que adorna muitos e muitos refrigeradores pelo mundo... quem não conhece aquele pinguinzinho? E depois com adegas, frigobares e geladeiras de tirarem o folego de tão lindos, e ainda buscando resgatar a qualidade, design e charme dos produtos de antigamente, apostando no trabalho manual, na utilização de materiais nobres e de baixo impacto ambiental.

             E o que são os modelos da Bigchill?
            Espera... babei... ... ... ... ... ... pronto, voltei! Mas ainda estou de boca aberta... os modelos são lindos e a paleta de cores é super variada. D+++!

A Mobicool também mostrou suas garras com Mini geladeiras super mega fofas.

            Mas posso confessar uma coisa? Por mais que essas empresas se esforcem, e realmente consigam desenhar e produzir modelos que lembrem as geladeiras antigas, me desculpem mas ainda falta alguma coisa, talvez um tanto quanto daquele charme... então, se você também pensa assim, e assim como eu não teve a sorte de ter herdado uma relíquia refrigerante, ainda é possível achar algumas a venda em site e lojas de antiguidades, e até mesmo em empresas de reforma... mas ai vem a parte de coçar o bolso e pagar para restaurá-la.
            O primeiro e difícil passo é garimpar e escolher qual dos antigos modelos mais fazem o seu estilo... mas ai vai algumas dicas!
            A Brastemp, que recebeu esse nome nas décadas de 50, pois antes era chamada de Brasmotor, já tinha modelos lindos naquela época como a Príncipe, Imperador e Conquistador.

            E que tal uma Consul? ou Consul Júnior?
 
 

            Mas se for mesmo comparar a Frigidaire tirava onda fácil...


Vamos lembrar alguns modelos da Philco?

Também teve a Climax...

A Coldspot

A Crosley


A General Eletric

 A brilhante Kelvinator
Entre tantas outras que tanto alegram nossa vista... mas se você não pode comprar uma antiga para reformar, ou comprar uma geladeira nova com estilo retro, que tal adesivar a sua mesmo e deixá-la com cara de nova?
Adorei a idéia! Ficou muito bacana.
 Comercial antigo
             A minha é uma igual esta da Brastemp, mas ainda esta toda branca... estou pensando o que vou fazer com ela...
            Também tem os frigobares e as mini fridges, uma mais linda que a outra, e que você pode levar para onde for, pro trabalho, pra praia... e ainda pode ser ligada no acendedor do carro.
            Bem... por enquanto é isso... espero que gostem! Se não fossem tão lindas eu diria que até enjoei de tanto ver geladeira rs. 
            Idéias para o próximo post?... Ainda pensando... quem sabe um sorteio? Aguardem!